segunda-feira, 13 de junho de 2011

América Latina

 A expressão América Latina foi cunhada pelo pelo imperador francês Napoleão III,que citou a região e a Indochina como áreas de expanção da França na metade do século XIX.A América Latina compreende a quase tonalidade da América do Sul e Central Continental.A América Latina tem uma área aproximada de 21,069,501 km², cerca de 3.9% da superfície da Terra, ou cerca de 14.1% da sua superfície terrestre. Em 2008, a sua população estava estimada em mais de 569 milhões de habitantes.
 A vegetação é bem pouca,somente foi preservada nos locais de pequeno interesse econômico ou em áreas de relevo abrupto. Mas, mesmo assim, é muito fácil reconstituir a formação vegetal primitiva, uma vez que ela era resultado do clima e do tipo de solo em que se desenvolveu. Assim, é possível identificar na região. Ela é dividida em: Vegetação de clima equatorial,tropical,temperado,clima frio,altas montanhas e clima desértico.
 A América Latina, em qualquer latitude, apresenta, de oeste para leste, a mesma sequência de formas do relevo.Assim, as principais unidades do relevo latino-americano são: Planícies costeiras,Altas cordilheiras,Extensas planícies fluviais,Planaltos desgastados e Planícies costeiras junto ao oceano Atlântico.
 O clima de qualquer região depende de muitos fatores: latitude, altitude e disposição do relevo, massas de ar, continentalidade, maritimidade, correntes marítimas, etc. Uma menor ou maior latitude indica se uma área está mais próxima ou mais distante do Equador e, conseqüentemente, se é mais ou menos quente. Além disso, em função do relevo, essa área pode apresentar, conforme a altitude, diferentes faixas de temperatura.
 Países da América Latina: Argentina,Bolívia,Brasil,Chile,Colômbia,Costa Rica,Cuba,República Dominicana,Equador,El Salvador,Guatamala,Haiti,Honduras,México,Nicarágua,Paramá,Paraguai,Peru,Porto Rico,Uruguai e Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário