terça-feira, 9 de agosto de 2011

Sexualidade e Reprodução

    Sistema genital feminino:
 O sistema reprodutor feminino é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas (trompas de Falópio), um útero, uma vagina, uma vulva. Ele está localizado no interior da cavidade pélvica. A pelve constitui um marco ósseo forte que realiza uma função protetora.Sistema esse que desenvolve dupla função: emissão de gametas femininos,os óvulos,e gestação em caso de fecundação de um óvulo.
 A vagina é o local onde o pênis deposita os espermatozóides na relação sexual. Além de possibilitar a penetração do pênis, possibilita a expulsão da menstruação e, na hora do parto, a saída do bebê.
 O útero é um órgão cuja função é guardar o óvulo depois de fecundado,ou embriã,e alojar o novo ser até o nascimento.
Os ovários produzem estrógeno e progesterona, hormônios sexuais femininos.











 Ciclo sexual da mulher:
  
 















Fonte: http://www.afh.bio.br/reprod/reprod2.asp

Sistema genital masculino:
  Os órgãos do sistema genital masculino são os testículos (gônadas masculinas), um sistema de ductos (ducto deferente, ducto ejaculatório e uretra), as glândulas sexuais acessórias (próstata, glândula bulbouretral e vesículas seminais) e diversas estruturas de suporte, incluindo o escroto e o pênis.
 A participação do homem na função de reprodução consiste na produção e na emissão de gametas(células sexuais) masculinos móveis,os espermatozoides.

As gônodas masculinas produzem esperma e secretam hormônios como a testosterona, responsável pelas características sexuais masculinas. O sistema de ductos é responsável por transportar e armazenar esperma, auxiliando na sua maturação e o conduzindo para o meio externo. O sêmem contém esperma e as secreções das glândulas sexuais acessórias.

 















Nenhum comentário:

Postar um comentário