terça-feira, 30 de agosto de 2011

Adaptação

 Para a girafa,possuir pescoço comprido num lugar onde há muito alimento em lugares altos é vantajoso.Dizemos que o pescoço comprido é uma adaptação da girafa.
 Quase todas as características que os seres vivos herdam são resultado de adaptações.Possuir pulmão e viver no ambiente terrestre é uma adaptação.Possuir brânquias e viver no ambiente aquático é outra adaptação.
 Uma espécie está adaptada ao seu habitat quando ela consegue se aproximar da sua presa sem ser notada,ou então quando usa o mesmo disfarce para não se deixar apanhar pelos predadores.
Eles podem usar diferentes tipos de disfarces exemplos:
Camuflagem:O animal evita seu predador ou surpreende sua presa disfarçado por meio de uma coloração protetora,por isso ele é preservado.É a homocromia.Exemplo animais verdes que vivem sobre a vegetação,beges quando se confudem com a areia de regiões desérticas,acinzentados para se misturar às pedras onde se escondem ou mesmo espécies brancas que vivem sobre o gelo ou a neve são exemplos de homocromia.
Mimetismo:É um tipo de adaptação,em que os animais "blefam",fingindo ser o que não são.Eles imitam espécies mais "briguentas",belicosas ou animais cujas cores fortes são um aviso de seu veneno ou gosto repugnante.Exemplo a relação entre as borboletas monarca e vice-rei.A monarca tem gosto repugnante oque não acontece com a vice-rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário