segunda-feira, 30 de maio de 2011

A sociedade Preconceituosa

         Preconceito:  Significa um juizo prévio (Pré-conceito)
                                                       O que é preconceito?
  Desfavorável sobre um individuo ou grupo,com base em crenças valores e sentimentos negativos não-refletivos e difundidos socialmente.
  O preconceito é introjetado desde cedo nas crianças.Ao imitarem o comportamento dos adultos quando desvalorizam os considerados inferiores ou ridicularizam os diferentes.
  Bem eu analizo o preconceito hoje como ma forma de ofença para as pessoas inferiores.Quando um adulto toma esse tipo de atitude que dá para entender como exemplo à uma crianças.Existem três tipos de preconceito racial ou racismo (é caracterizado pela convicção da existência de indivíduos com características físicas hereditárias, determinados traços de caráter e inteligência e manifestações culturais superiores a outros pertencentes a etnias diferentes) o preconceito social (é desenvolvido na sociedade apartir da busca,das pessoas preconceituosas ,em tentar localizar naquelas vítimas do preconceito o que lhes “faltam” para serem semelhantes à grande maioria. Atualmente, um exemplo claro de discriminação e preconceito social é a existência de favelas e condomínios fechados tão próximos fisicamente e tão longes socialmente) o preconceito sexual( é baseado na discriminação devido à orientação sexual de cada indivíduo).

Um comentário:

  1. Temos dois exemplos de situações envolvendo PRECONCEITOS no nosso dia-a-dia, que são interessantes de pesquisar:

    1. O trabalho do MEC tentando obrigar as escolas a ensinarem o KIT GAY, com a desculpa de que estariam evitando o preconceito da HOMOFOBIA.

    2. O trabalho do MEC (de novo) tentando mandar para o congresso uma proposta para que as escolas parem de ensinar português e passem a aceitar todas as formas erradas de falar e escrever, dizendo que assim evitariam o preconceito daqueles que estudam sobre os que não estudam.

    Interessante analisar essas duas propostas do MEC, que deveria ser um ministério ligado à EDUCAÇÃO!

    ResponderExcluir